As informações deste registro é histórico gerado em 02/03/2021 ás 14:35:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Raquel Avila Amaral

Bióloga e Educadora Ambiental (Doutorado). Fez parte da equipe do projeto Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas (Procultura Pelotas - Edital 002/2019). Voluntária Facilitadora do Grupo de Teatro Interativo: teatro e terapia da Unidade CuidAtiva (FAMED/UFPel). Atua na área da Arte-Educação ambiental, terapia social criativa e processos criativos autogestionados.

Site: https://www.youtube.com/channel/UCk1B5K4tsfZa4tLqGaEWLQQ?view_as=subscriber

Email: raquelavila111@gmail.com

Telefone Público:

Endereço: Rua Ceslau Mario Biezanko, 51, casa 01, Areal, 96080-420, Pelotas, RS

CEP: 96080-420

Logradouro: Rua Ceslau Mario Biezanko

Número: 51

Complemento: casa 01

Bairro: Areal

Município: Pelotas

Estado: RS

Descrição

Educadora ambiental (doutorado e mestrado) e bióloga. Quando criança, aos 7 anos, fez ballet clássico e participou do espetáculo "O Quebra-Nozes", retornou à dança aos 21 anos fazendo algumas aulas de dança contemporânea e, durante 2 anos, aulas de dança flamenca na CIA da Dança de Pelotas, escola dirigida por Anaí Sanches; teve aulas de dança flamenca com as professoras Melissa Cohen e Janaína Jorge. Com a direção de Melissa Cohen, participou de um espetáculo com música ao vivo no Theatro Guarany, Pelotas/RS. Sob a direção de Janaína Jorge, participou de um festival de dança em Porto Alegre/RS. Em 2015, no primeiro semestre, foi bailarina do Centro Contemporânea Berê Fuhro Souto, no projeto "Palavra Coreografada", dirigido por Berê Fuhro Souto, sendo os ensaios realizados na Biblioteca Pública Pelotense. Em 2014, no curso de Promoção da Saúde Mental Comunitária (Projeto de Extensão da FURG), ministrado por Alfredo Martin e Augusto Amaral na ONG Casa do Caminho, participou de algumas dramatizações envolvendo as histórias relatadas pelo grupo (ações a partir dos conceitos da teatralidade humana e terapia social criativa).
Em sua participação no Projeto de Extensão: Grupo de Teatro Interativo - pesquisa e intervenção socioambiental (PPGEA/ FURG), realizou suas pesquisas de doutorado (2016 a 2020), produzindo audiovisuais e participando de diversas experimentações estéticas nos grupos, envolvendo o processo de iniciação do clown, teatro, dança livre e pintura livre. Nesse projeto, em 2017, fez parte da equipe da produção autogestionada do filme "Mãe, eu tô grávida" com o Grupo de Adolescentes do Posto de Saúde (UBSF) do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC/FURG).
Possui experiência docente de 4 anos (2006 a 2010) no Ensino Fundamental, Médio e EJA na E. E. São José, Confins/MG. Atuou como Tutora a distância no curso de Licenciatura em Educação do Campo UAB/UFPel, trabalhando durante 4 anos no polo de Três Passos/RS e 1 ano no polo de São José do Norte/RS.
Realizou trabalho voluntário (2013 a 2017) no plantio orgânico e comunitário de alimentos na ONG "Casa do Caminho", coordenada pela Irmã Assunta (Assunta Tacca), tal ação ocorreu em diversos bairros da cidade de Pelotas/RS e região rural.
De fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, fez parte da equipe do projeto "Paisagens Culturais: Mapa Visual das Águas de Pelotas" (financiado pelo Procultura/Secretaria Municipal da Cultura de Pelotas - Edital 002/2019). O projeto produziu o catálogo digital, disponível gratuitamente no site: https://issuu.com/camilahein/docs/mapavisualdas_guas. A equipe é formada por Camila Hein, Lucio Canabarro, Augusto Amaral e Raquel Amaral.
Em 2020, realizou a edição e ministrou as oficinas para a produção do audiovisual "Vídeo-Teatro CuidATIVA", projeto aprovado no FAC Digital 2020.
Desde abril de 2019, é voluntária do Projeto de Extensão CuidATIVA: Integralidade do cuidado e qualidade de vida - Centro Regional de Cuidados Paliativos UFPEL, onde atua como facilitadora das oficinas do Grupo de Teatro Interativo: teatro & terapia da Unidade CuidATIVA - Rede de Cuidados Paliativos/UFPel (ação de Arteterapia das Práticas Integrativas e Complementares em Saude - PICS).
Foi integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa da Complexidade/GEC - PPGEA/FURG. Foi integrante do Projeto de Extensão: Grupo de Teatro Interativo - pesquisa e intervenção socioambiental (PPGEA/ FURG) e do Grupo de Pesquisa (CNPq) As Três Ecologias de Félix Guattari.
Estuda os seguintes temas: processos criativos autogestionados; rizoma; sensibilização ambiental; Arte-Educação; Educação Ambiental; experimentações estéticas; microintervenção ecosófica; terapia social criativa e comunitária; estudos da complexidade; Ecosofia, As Três Ecologias de Felix Guattari.

Mais informações do currículo no link: http://lattes.cnpq.br/9244460578135187

Vídeos